Os cabos UTP são divididos em seis categorias diferentes. Essa diferenciação acontece principalmente devido ao nível de segurança e da bitola do fio. Confira algumas diferenciações entre as seis categorias dos cabos UTP.

Os cabos UTP são divididos em seis categorias diferentes. Essa diferenciação acontece principalmente devido ao nível de segurança e da bitola do fio. Confira algumas diferenciações entre as seis categorias dos cabos UTP:

- Existe conversar passivo para distâncias superiores a 300 metros? 
- O que é um conector D-Sub? 
- Qual a diferença de mandar a alimentação pelo cabo par trançado usando ou não a linha Pro?

Categoria 2: Utilizado para transmissão de dados de até 4megabits, esse tipo de cabo, assim como o cabo UTP de categoria 1, não é mais reconhecido pela TIA (Telecommunications Industry Associantion), associação responsável pela padronização dos cabos. Essa categoria possui quatro pares trançados.

Categoria 3: O cabo UTP de categoria 3 foi o primeiro desenvolvido especialmente para uso em redes. Ele é utilizado para transmissões de dados até 10 Mbps com frequência de até 16 MHz. A principal diferença entre esse tipo de cabo e o cabo de categoria 1 e 2 é que ele possui um padrão de pelo menos 24 tranças por metro, o que o torna mais resistente a interferências e ruídos externos.

Categoria 4: Com qualidade superior, esse tipo de cabo é certificado para sinalização de 20 MHz. Hoje, esse tipo de cabo UTP não é mais reconhecido pela TIA e também não é mais produzido. Assim, como o cabo de categoria 2, o cabo UTP de categoria 4 possui quatro pares trançados.

Categoria 5: Esse tipo de cabo é o requisito mínimo para padrões de rede de 100 megabits e representa uma grande evolução com relação aos cabos de categoria 3. Ainda assim, são muito difíceis de serem encontrados. Isso porque, hoje é possível utilizar os cabos de categoria 5e, uma nova versão que busca reduzir as interferências e diminuir as perdas de sinal.

Categoria 6: Embora ofereçam uma qualidade superior, os cabos UTP de categoria 6 não são muito utilizados, uma vez que ele oferece os mesmos 100m de alcance dos modelos da categoria 5. Esse tipo de cabo suporta até 250 MHz e pode ser usado em redes de até 10G. Nesse caso, no entanto, haverá perda no alcance, diminuindo para 55 metros.

Conheça todos os produtos da LIV e adquira-os entrando em contato com um de nossos distribuidores mais próximo.